| 10/06/2008 16h10min
Um misto de expectativa e motivação pela nova casa e companheiros de equipe contagiou os novos contratados da Tigre/Unisul na apresentação realizada nesta segunda-feira, em Joinville. O levantador Jotinha e o ponteiro João Paulo voltam a atuar pela equipe após duas temporadas.
Contratado para dividir a posição com Marcelinho, titular da Seleção Brasileira, Jotinha vive a expectativa pelo primeiro contato com o novo companheiro.
— Não conheço o Marcelo pessoalmente e estou ansioso para poder treinar e jogar junto. Vou ter a oportunidade de aprender bastante e usar isso para ajudar a equipe — disse o novo reforço da equipe.
— Acompanhei à distância o time na última temporada e agora na cidade senti um clima bastante positivo e uma ótima estrutura. O grupo é de muita qualidade e vai brigar pelos títulos que disputar — conpletou.
A mesma expectativa é compartilhada por João Paulo, que atuou ao lado de Giovane Gávio na temporada 99/2000.
— Estou preparado para ajudar a equipe e acredito que vamos fazer uma grande temporada — falou o ponteiro, que na última Superliga esteve entre os atacantes mais eficientes da competição.
— Já conhecia a maioria dos jogadores e agora na seleção junto com o Gustavão e o Deivid tive a chance de começar a me integrar mais rapidamente — disse João Paulo, que foi companheiro dos dois meio-de-rede da Tigre/Unisul na Seleção Brasileira de Novos.
— Temos uma ótima estrutura à disposição, uma torcida forte e entusiasmada, e uma cidade que abraçou o projeto de vôlei com entusiasmo. São fatores que vão nos ajudar a vencer — completou.
Quarta-feira de testes físicos
O condicionamento físico é a base para uma temporada sem lesões e uma boa resistência aeróbica. Por isso, as primeiras semanas de treinamento da Tigre/Unisul serão divididas entre o ginásio da Toca do Tigre e salas de laboratório sob o comando do preparador físico Fernando Rabelo.
— Vamos priorizar a prevenção, reforço muscular e testes de avaliação física — ressaltou.
Nesta quarta-feira, o grupo de jogadores estará no Laboratório de Fisiologia da UFSC, em Florianópolis, para exames de antropometria (medindo peso, altura e percentual de gordura), plataforma de salto (potência e resistência de salto) e freqüência cardíaca máxima, pico de velocidade e oxigenação.
— É importante ter essa avaliação precisa para definirmos o planejamento da preparação física, evitando lesões e melhorando a resistência individual — disse Rabelo, enfatizando a importância do trabalho para oferecer a todos os atletas plenas condições de manter o alto nível toda a temporada.