| 10/06/2008 09h35min
Vitórias tranqüilas marcaram as estréias de James Blake e Mikhail Youzhny no Torneio de Halle, na Alemanha. Enquanto o norte-americano despachou o qualifier alemão Bjorn Phau, o russo encontrou mais facilidades que o esperado para bater o compatriota Dmitry Tursunov.
Segundo maior favorito ao título do evento alemão, só atrás do suíço Roger Federer, Blake não tem um grande retrospecto na grama – nunca conquistou um título e tem como melhor resultado em Wimbledon a classificação para a terceira rodada. Porém, isso não o impediu de vencer Phau, 148º colocado do Ranking de Entradas, com tranqüilidade: 6/1 e 6/4 em apenas 50 minutos de jogo.
Com a vitória sobre o tenista vindo do qualificatório, Blake enfrentará na segunda rodada outro representante local: Benjamin Becker. O algoz da última partida de Andre Agassi como profissional se classificou ao bater na segunda-feira o compatriota Denis Gremelmayr. Número 104 do mundo, Becker foi derrotado na única oportunidade em que enfrentou Blake – sofreu 2 sets a 0 no Torneio de Delray Beach, em 2007.
No clássico russo que abriu a rodada desta terça em Halle, surpreendeu a facilidade encontrada por Youzhny para bater Tursunov. Derrotado no único confronto anterior, o número 18 do mundo minimizou com parciais de 6/3 e 6/1 a má fase que vinha vivendo – foi eliminado na estréias nos Masters Series de Hamburgo e de Roma e não passou da terceira rodada de Roland Garros.
Quarto pré-classificado, Youzhny ainda aguarda pela definição de seu próximo adversário, que sai do embate entre o alemão Nicolas Kiefer e o holandês Robin Haase. Na preparação para Wimbledon, o russo tenta a partir de 23 de julho melhorar a campanha colecionada no Grand Slam inglês em 2007, quando caiu nas oitavas-de-final dando trabalho para Rafael Nadal: depois de liderar por 2 sets a 0, sofreu a virada caindo nas três parciais seguintes.
Em outro confronto já finalizado válido pela primeira rodada, o francês Fabrice Santoro aplicou 7/6 (4) e 6/4 sobre o alemão Rainner Schuettler. Desse modo, o veterano de 35 anos, atualmente na 56ª posição da ATP, avança para enfrentar o cipriota Marcos Baghdatis, cabeça-de-chave número cinco, ou o tcheco Jan Hernych.
GAZETA PRESS