| 09/06/2008 05h23min
O crédito de Perea com a torcida do Grêmio está amplamente renovado. Sua auto-estima, em igual proporção. Autor dos gols da vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense, o atacante colombiano deixou o gramado do Olímpico com seu nome ecoando pelas arquibancadas. E igualmente feliz por comemorar o quarto mês de gravidez da mulher, Joana.
— Esses gols mostram que sou um goleador e que a equipe pode contar comigo nos momentos difíceis.
A palavra confiança tornou-se a preferida de Perea. É a ela que ele atribui a recuperação de sua condição de referência no ataque gremista. Depois de um período sem marcar e de silêncio, ele agora se diz confiante até para projetar a participação na seleção da Colômbia (foi convocado para os jogos contra Perú, no dia 14 de junho, em Lima, e contra o Equador, no dia 18, em Quito).
— Estou feliz pelos gols, mas o importante foi a vitória e a partida inteligente — declarou.
Vestindo calção e casaco do Grêmio,
Perea estava ansioso para deixar o Olímpico e
embarcar para a Colômbia — o vôo estava previsto para as 23h30min de ontem, porém não havia sido confirmado até as 22h devido ao mau tempo na Capital.
Enquanto Roger dava declarações na sala de conferências, o colombiano aparecia a todo instante na porta que separa o local do vestiário. Cobrava pressa do assessor de imprensa Vitor Rodrigues, que pedia calma fazendo sinais com as mãos. Tão logo o meia encerrou sua entrevista, Perea tomou o seu lugar.
Perea vai para a Colômbia e fica fora contra o Goiás
Sem esconder a felicidade, foi econômico nas respostas. Embora ressaltando que sempre estará à disposição da seleção de seu país, lamentou deixar o Grêmio pelas próximas duas semanas:
— Ficarei sem a seqüência de trabalho no Olímpico, mas isso (as convocações) faz parte.
Ontem, o colombiano mostrou ao menos três características importantes para um bom atacante. Duas delas no primeiro gol, aos
23 minutos de partida. Após cobrança de escanteio de Roger, Pereira
cabeceou para o chão, mas o goleiro Fernando Henrique espalmou. Então, a sorte e o oportunismo sorriram a Perea: a bola voltou exatamente aonde o atacante estava, parado ao lado da trave, para fazer 1 a 0.
Terceiro traço marcante, a qualidade técnica apareceu aos 10 minutos do segundo tempo. Após pegar a bola próximo à grande área do Fluminense, Perea avançou, driblou Thiago Silva e chutou no canto direito, sem chance para Fernando Henrique.
Esquema em alta
Não há como tirar méritos da vitória de 2 a 1 do Grêmio, ontem, sobre o Fluminense. O time de Celso Roth se mostrou adaptado ao 3-5-2 e procurou o ataque desde o início. Além disso, depois de eliminar o Boca Juniors na quarta-feira e chegar à final da Libertadores, era visível que os cariocas estavam com a cabeça distante.
O melhor exemplo é Dodô. Incomodado com a reserva, começou a partida ao lado de Washington e praticamente só tocou na bola quando descontou,
de pênalti, no final do segundo tempo. A jovem promessa de
craque Thiago Neves se mostrou destemperado: jogou o antebraço no rosto de Felipe Mattione aos 12 minutos do segundo tempo. Acabou expulso.
Em compensação, o Grêmio foi o retrato do empenho. Demorou um pouco para chegar com força no ataque, é verdade. O primeiro ataque de perigo veio só aos 15 minutos de jogo, quando Eduardo Costa cruzou e a bola sobrou para Perea, em posição irregular.
Foi então que Roger começou a fazer a diferença. Aos 22, cobrou falta e obrigou Fernando Henrique a espalmar para escanteio. Na cobrança, o meia colocou a bola na cabeça de Pereira, o goleiro do Fluminense evitou o gol, mas a bola sobrou no pé de Perea, que estava colado à trave, e só empurrou.
Com a companhia de Rafael Carioca no meio, Roger sobrou em campo. No segundo tempo, ele ainda teve o apoio de Felipe Mattione na direita, de onde passaram a ser criados os principais lances do Grêmio. Apesar da boa atuação, foi dos pés do colombiano goleador que veio o segundo
gol. Depois de cobrança de tiro de
meta de Victor, Perea dominou a bola na intermediária. Invadiu a área, driblou Thiago Silva e chutou forte rasteiro, sem chances para Fernando Henrique.
Confira os principais lances da partida:
PRIMEIRO TEMPO
3min - Reinaldo manda uma bomba e Fernando Henrique defende
12min - Roger faz boa jogada, toca para Reinaldo, que chuta e a bola volta para Roger. O meia bate forte e a bola vai pela linha de fundo
15min - Perea pega sobra na área e tenta concluir, mas o árbitro marca impedimento e ele se atrapalha com a bola
17min - Perea avança e bate de longe e Fernando Henrique só observa a bola sair à esquerda do gol
22min - Roger é derrubado a centímetros da linha da grande área. Ele mesmo bate
a falta e Fernando Henrique espalma para escanteio
23min - GOL DO GRÊMIO. Na cobrança, Roger acha Pereira, que cabeceia com força e Fernando
Henrique não segura. Oportunista, Perea estufa as redes no rebote
34min - Carlinhos cruza e Washington cabeceia para fora
43min - Thiago Neves cobra falta com muito perigo e a bola cai na rede, por cima do gol
SEGUNDO TEMPO
1min - Roger bate e Fernando Henrique defende. Eduardo Costa pega o rebote e manda por cima
10min - GOL DO GRÊMIO. Perea avança pela esquerda, tira o zagueiro da jogada e chuta de bico no cantinho
12min - Thiago Neves dá uma cotovelada em Felipe Mattioni e é expulso
16min - Roger bate falta, a bola bate na barreira e ele emenda no rebote. A bola vai no canto e Fernando Henrique defende
32min - GOL DO FLUMINENSE. Dodô é puxado por
Reinaldo na área e bate o pênalti com categoria
33min - Felipe Mattioni arrisca de longe e abola passa por cima do gol
42min - Perea
recebe lançamento completamente livre, mas o árbitro marca impedimento
GRÊMIO (2)
Victor; Leo, Réver e Pereira; Felipe Mattioni (Anderson Pico, 45min 2ºT), Eduardo Costa (Amaral, 34min 2ºT), Rafael Carioca, Roger e Helder; Reinaldo (Makelele, 34min 2ºT) e Perea. Técnico: Celso Roth
FLUMINENSE (1)
Fernando Henrique; Carlinhos, Thiago Silva, Luiz Alberto e Roger; Ygor (Arouca, 20min 2ºT) , Cícero (Maurício, 29min 2ºT), Conca e Thiago Neves; Dodô e Washington (Tartá, 29min 2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Perea, a 23 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Luiz Alberto, Ygor, Conca, Roger (F), Rafael Carioca, Eduardo Costa, Pereira, Roger, Perea (G)
Cartão vermelho: Thiago Neves (F)
Local: Estádio Olímpico
Arbitragem: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR), auxiliado por José Amilton Pontarolo (PR) e José Carlos Dias Passos (PR)
Público total: 23.176
Renda: R$ 339.900