| 15/01/2003 19h24min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva irão na primeira viagem à Europa desde a posse em um vôo comercial de carreira, anunciou na quarta, dia 15, o secretário de Imprensa da Presidência, Ricardo Kotcho.
Lula irá à Europa para participar do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e realizar encontros com o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, e o presidente francês, Jacques Chirac.
A comitiva presidencial irá sair de São Paulo no noite do dia 25 em um vôo da TAM com destino a Paris, informou Kotcho em Brasília. A decisão de voar em um vôo comercial faz parte da estratégia do governo Lula de economizar.
A TAM venceu em 2000 uma licitação do governo federal para transportar o presidente em vôos fretados para o exterior. O acordo, que está em vigor até agosto deste ano, estipula que a Presidência pague R$ 75,02 por milha voada mais R$ 5.612 por hora parada do Airbus A-330.
Como a comitiva que Lula pretende levar à Europa será muito menor do que a utilizada pelo ex-presidente Fernando Henriqu em viagens internacionais, a Presidência preferiu não usar o contrato e optou por um vôo comercial. Com isso, deverá economizar ao pagar apenas a passagem dos integrantes da comitiva.
O popular Sucatão, um velho Boeing 707 fabricado em 1958 que durante anos transportou os presidentes do Brasil, também irá à Europa, mas carregando apenas os integrantes da equipe de segurança de Lula.
Nas viagens pelo continente, Lula irá utilizar um jato Legacy, fabricado pela Embraer. O Legacy, dependendo da configuração, comporta entre 15 e 19 pessoas, e levará Lula de Paris a Davos, no dia 26, e depois a Berlim, até retornar a Paris, de onde a comitiva retorna no dia 28, também em um vôo comercial da TAM. As informações são da Reuters.