| 15/01/2003 16h08min
O ministro da Cultura, o cantor e compositor Gilberto Gil, transformou a posse de seus dirigentes em um pequeno concerto musical nesta quarta-feira, dia 15, quando cantou três músicas. Depois de um discurso que empossou a equipe de seu ministério, Gil pegou seu violão e começou a cantar.
Ele dedicou a primeira música, Drão, a Ciro Gomes, ministro da Integração Nacional. Além de Ciro, que esteve na posse acompanhado da mulher Patricia Pillar, também compareceu à cerimônia o ministro do Trabalho, o baiano Jacques Wagner. Em seguida, Gil tocou e cantou Three Little Birds, de Bob Marley, e foi acompanhado pelas palmas da platéia. O pequeno show acabou com Esperando na Janela, tema do filme Eu, Tu, Eles.
Gil queixou-se, sorrindo, que seu violão soava desafinado, já que "estava guardado havia 10 dias".
Foram empossados na cerimônia o secretário-executivo, João Luiz Silva Ferreira, o secretário do Livro e Leitura, Waly Salomão, o diretor da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, o secretário da Música e Artes Cênicas, Sérgio Duarte Mambert, o secretário do Patrimônio, Museus e Artes Plásticas, Márcio Augusto Freitas de Meira, o diretor da Fundação Biblioteca Nacional, Pedro Aranha Corrêa do Lago, o da Fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino de Alencar, a do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maria Elisa Modesto Guimarães Costa, o chefe de Gabinete, Sérgio Luis de Carvalho Xavier, os assessores especiais Roberto Costa Pinho, Antônio Risério Leite e Paulo Cesar Miguez de Oliveira, e o diretor do Programa Monumenta, Marcelo Carvalho Ferraz.
As informações são da agência Reuters.