| 05/06/2008 09h56min
O Aeroporto Salgado Filho opera visualmente desde as 9h37min, após mais de três horas de operação por aparelhos. Até o horário, 32,4% dos vôos apresentaram problemas. Nesta quinta-feira as condições do novo radar ILS-2 que está sendo implantado no aeroporto será verificado pelas autoridades da Aeronáutica. O grupo já está reunido e deve começar a vistoria até as 12h.
Das 37 chegadas e partidas previstas da 0h até as 9h40min, quatro vôos foram cancelados e nove tiveram atrasos superiores a meia hora.
O novo aparelho, que será analisado pelos militares a partir de hoje, permitirá melhor visibilidade em dias de neblina e o pouso em condições de pouca visibilidade.
Confira a situação do seu vôo
Nos últimos dias, a forte neblina levou a interrupções temporárias das aterrissagens. Em conseqüência, também
houve atrasos nas decolagens, por falta de aeronaves em solo. O
resultado da suspensão foi saguões lotados com passageiros à espera de vôos.
Militares do Grupo Especial de Inspeção em Vôo, órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), vieram ontem do Rio para examinar as antenas do Glide Slope (aparelho que emite às aeronaves sinais da localização da pista).
O aparelho, integrante do ILS-2, transmite ao piloto a correta posição da pista em condições de pouca visibilidade. A expectativa é de que a instalação do novo radar propicie pousos com até 30 metros de teto (altitude das nuvens), enquanto que com o anterior a visibilidade vertical era de 60 metros. Mas, desde o começo de maio, o equipamento antigo teve de ser desativado para a troca, causando os transtornos.