| 03/06/2008 11h54min
O brasileiro Thomaz Bellucci encontrou mais dificuldades que o esperado, mas passou pela estréia no Challenger de Prostejov, na República Tcheca. Em quadra diante do qualifier eslovaco Pavol Cervenak, 424º do mundo, o brasileiro precisou suar para garantir uma vitória por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4, que o garantiu nas oitavas-de-final do evento.
Cabeça-de-chave número oito no Challenger, Bellucci utiliza o torneio para somar os últimos pontos antes da próxima segunda-feira, quando a ATP divulgará o ranking de entradas que servirá de base para a definição dos classificados aos Jogos Olímpicos de Pequim. Como a lista da competição deve fechar por volta da 80ª posição da lista, o paulista, atual 76º colocado, está praticamente assegurado.
Em Protejov, após precisar de três sets para avançar, o tenista de Tietê comemora a continuação de sua boa fase – tem 22 vitorias nos últimos 24 jogos que disputou. Além disso, garante mais nove pontos no ranking de entradas (dez pelo avanço, mas desconta um já que havia alcançado a segunda rodada de um future argentino em junho do ano passado).
Visando à segunda rodada do forte evento tcheco, que distribui 127 mil euros em prêmios (R$ 321 mil), Bellucci enfrenta o experiente sul-africano Rik De Voest, que desistiu diante do número um do Brasil no único confronto já realizado (perdia por 7/5 e 1/0 no Challenger de Bordeaux, no último dia 15 de março). Para avançar, o tenista de 27 anos, que ocupa a 130ª posição do ranking de entradas passou pelo eslovaco Domink Hrbaty, ex-top 20 e atualmente na 281ª colocação da lista, também em três sets: 7/6 (8-6), 0/6 e 6/2.
Se repetir a vitória contra De Voest, Bellucci seguiria em roda de colisão o grande favorito ao título do torneio, Tomas Berdych. O canarinho pode encontrar o número 13 do mundo nas quartas-de-final, mas o favorito ainda não começou sua trajetória em casa: enfrenta nesta terça o italiano Simone Vagnozzi.
GAZETA PRESS