| 07/01/2003 10h02min
O governo de Santa Catarina estuda o fechamento da BR-101 para veículos de carga nos fins de semana, das 12h de sábado às 6h de segunda. A afirmação foi feita pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), na segunda, dia 6, na TVCOM, durante o programa Conversas Cruzadas.
A medida está sendo analisada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e discutida com a Federação dos Transportadores de Carga de Santa Catarina (Fetrancesc). Caso seja aprovada, a interrrupção pode ocorrer já neste fim de semana, dias 11 e 12.
Para Luiz Henrique, é mais vantagem para o caminhoneiro viajar com tranqüilidade, apesar do atraso, do que enfrentar filas e um risco bem maior de acidentes no sábado e domingo. Mas o diretor-executivo da Fetrancesc, Pedro Lopes, lembra que a paralisação de atividades acarreta prejuízos e que uma opção de trajeto, a BR-116, encontra-se em péssimas condições.
A Fetrancesc realiza na manhã de quarta, dia 8, uma reunião para avaliar a questão. Lopes adianta que uma alternativa seria a paralisação temporária do tráfego de caminhões no trecho sul da rodovia, até que o fluxo de veículos se normalizasse, a exemplo do que já ocorreu na última temporada.
As informações são da RBS TV e da rádio CBN Diário.