| 29/05/2008 19h13min
O Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, que estava fechado desde às 10h8min para pousos, reabriu às 19h5min desta quinta-feira. O mau tempo e falta do aparelho Glide Slope, que está sendo trocado e que restringe as aterrissagens, motivou o fechamento, segundo informações da Infraero.
Como os aviões não podiam aterrissar em Porto Alegre, o pátio do aeroporto ficou vazio, o que prejudicou também as decolagens. Até as 19h, 15 das 63 partidas para hoje estavam atrasadas. Os cancelamentos chegaram a 27, o que significa 42,9% do total.
> Confira como funciona o sistema antinevoeiro
Desde o início do mês, o terminal funciona com restrição em razão da troca de equipamentos da aparelhagem antineblina. A substituição da antena Glide Slope, que transmite ao piloto a correta posição da pista em
condições de pouca visibilidade, deverá ser concluída só na metade de junho.
Com isso, os aviões têm condições de pousar se o teto de vôo - camada de nuvens - não estiver abaixo de 150 metros. Com o transmissor funcionando normalmente, esse limite é de 60 metros.
Confira a situação de seu vôo no site da Infraero
Ontem, 41 vôos foram cancelados. As autoridades também culparam a neblina pelo fechamento de quase cinco horas da pista, mas despertaram desconfianças de que os problemas teriam se agravado em razão da troca de equipamentos antineblina no local.
Segundo a Infraero, no ano passado inteiro, o Salgado Filho registrou 139 fechamentos em razão de neblina. Entraves do tipo poderão diminuir consideravelmente no futuro com a instalação de um novo sistema de pouso por instrumentos. Só que a implantação está a passos lentos. A promessa de finalização é para 2010.