| 29/05/2008 00h11min
O Corinthians bateu o Botafogo nos pênaltis por 5 a 4, no Estádio Morumbi, e garantiu presença na grande final da Copa do Brasil 2008. No tempo normal, o Corinthians venceu a partida por 2 a 1, nesta noite de quarta-feira. O adversário do Timão na final será o Sport Recife, que também conquistou a vaga nos pênaltis, sobre o Vasco, no Estádio São Januário.
Mais uma vez, o protagonista corinthiano foi o argentino Herrera, ex-Grêmio. O atacante esbanjou raça e empenho, criando as únicas chances do Timão no 1º tempo. No lance mais perigoso, Herrera cabeceou para fora com muito perigo.
Com as raras chances de gol, o que mais aconteceu no 1º tempo foi confusão. Os jogadores trocaram empurrões, o árbitro distribuiu cartões amarelos, e o técnico Mano Menezes, do Corinthians, foi expulso.
Na 2ª etapa, novamente ele ditou o ritmo do ataque paulista. Aos 6min, Herrera, invadiu a área, driblou um marcador, deixou outro botafoguense sentado, e fez a assistência para o uruguaio Acosta. O jogador, recém-saído do banco de reservas, bateu para o gol vazio e fez Corinthians 1 a 0.
Não houve tempo, entretanto, para que os mais de 60 mil corinthianos comemorassem. Dois minutos depois, o zagueiro Renato Silva se aproveitou de uma falha do goleiro Felipe, empatando para o Botafogo.
Mas o Corinthians não desistiu. Aos 19min, o zagueiro Chicão cobrou falta no ângulo, fazendo 2 a 1 para o Corinthians. O resultado igualou o 2 a 1 da vitória do Botafogo na primeira partida, e persistiu até o final, levando a definição de uma vaga na final da Copa do Brasil para os pênaltis.
Felipe se redime nos pênaltis
Depois de falhar no gol de empate do Botafogo, o goleiro Felipe conseguiu se recuperar do erro no tempo normal. Ele defendeu a derradeira cobrança do Botafogo, garantindo a presença do Corinthians na decisão da Copa do Brasil.
Ninguém do Timão desperdiçou as cobranças. Chicão, Herrera, Nilton, Alessandro e Acosta marcaram. No Botafogo, os quatro primeiros também converteram - Lúcio Flávio, Alexsandro, André Luís e Jorge Henrique.
Mas, na última cobrança, Zé Carlos bateu no canto esquerdo, à meia altura, e Felipe espalmou. A bola ainda bateu no poste, e saiu. Nos pênaltis, deu Corinthians 5 a 4, classificado para a final da Copa do Brasil.
CLICRBS
Herrera levou o Corinthians à vitória no tempo normal
Foto:
Daniel Augusto Jr., Divulgação Corinthians