| 28/05/2008 00h09min
Algoz de duas equipes brasileiras, Flamengo e Santos, o mexicano América levou um susto nesta terça-feira, na Cidade do México. A equipe do atacante Cabañas empatou por 1 a 1 com a LDU, do Equador, e agora precisa de uma vitória fora de casa na partida de volta para conseguir chegar à decisão. Bolaños marcou primeiro para os visitantes, mas Esqueda deixou tudo igual.
No primeiro tempo da partida, as duas equipes não conseguiram mostrar um futebol muito ofensivo e desperdiçaram as poucas oportunidades que criaram. As bolas enroscadas no meio-de-campo demoravam a chegar até o ataque, onde Cabañas, o artilheiro que afundou os brasileiros, poderia oferecer algum perigo. Já para a LDU, os contra-ataques não apareciam e o empate sem gols não parecia um resultado tão ruim para se levar embora.
No segundo tempo, a postura dos dois times não mudou muito, mas a sorte resolveu aparecer. Aos 18 minutos, a LDU atacou pela direita e conseguiu chegar até a linha de fundo. Em um cruzamento sem muita força, o goleiro Ochoa, do América, deixou a bola passar pelo meio de suas mãos e ela sobrou livre para Bolaños arrematar para as redes.
O América então abriu o jogo e foi em busca da reação, mas ainda errava muitos passes e estava longe de ser um time muito perigoso. Contudo, a LDU também mostrou que cometia erros e deixou os donos da casa empolgados.
O gol do empate saiu aos 28 minutos, em uma cobrança de escanteio pela esquerda. A defesa equatoriana não conseguiu cortar e Esqueda, mais esperto que os zagueiros, tocou de cabeça para fazer o gol do América.
Depois disso, as duas equipes pareceram ficar conformadas com o resultado. A LDU segurava o jogo e demorava para repor as bolas. O América, quando atacava, não mostrava acerto na pontaria e não chegou a assustar o goleiro Cevallos.
O segundo confronto está marcado para a próxima terça-feira, na cidade de Quito. Um novo empate é suficiente para a LDU se classificar à final.