| 27/05/2008 13h55min
O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira a venda do atacante Marcelo Moreno, de 20 anos, para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 9 milhões de euros (cerca de R$ 23,5 milhões). O jogador visitou o clube ucraniano na semana passada e decidiu aceitar a proposta por um contrato de cinco anos. O Cruzeiro ficará com 40% do valor da negociação — por volta de R$ 9,4 milhões. O atacante boliviano ficará com 10% e os 50% restantes serão divididos pelos investidores espanhóis que compraram o jogador do Vitória-BA.
Marcelo Moreno começou a carreira no Oriente Petrolero, no seu país, mas só se profissionalizou no Vitória. Foi um dos destaques da equipe que levou os baianos à série B do Brasileiro em 2006, com 12 gols. O jogador chegou ao Cruzeiro no início de 2007, depois de bom desempenho pelo clube baiano. Em sua primeira temporada, disputou 14 jogos e marcou seis gols.
Neste ano, lançado à condição de titular absoluto, marcou 15 vezes em 22 partidas e sagrou-se campeão mineiro.
Terminou a primeira fase
da Copa Libertadores deste ano como artilheiro, com oito gols. Mesmo com o Cruzeiro eliminado nas oitavas, ele segue na ponta da tabela, ao lado do paraguaio Salvador Cabañas, do América, do México. As atuações pela equipe mineira o levaram à seleção boliviana, que defendeu na Copa América do ano passado, e tem sido chamado nas Eliminatórias para a Copa de 2010.
O Cruzeiro lidera o Campeonato Brasileiro com três vitórias em três jogos, e tem o melhor ataque da competição, ao lado do Figueirense, com sete gols marcados. O clube já repatriou Weldon e lançou o jovem Jajá, pensando na possibilidade de substituir Moreno.
Atacante de 9 milhões de euros ainda lidera a artilharia da Libertadores, com oito gols
Foto:
Sebastião Moreira, EFE