| 23/05/2008 22h23min
O Juventude venceu nesta noite de sexta-feira a primeira partida fora de casa na Série B do Brasileirão. Em Santa Bárbara d´Oeste, no interior paulista, o alviverde bateu o Bragantino por 1 a 0, pela 3ª rodada da competição. Na estréia, o Papo havia perdido para o Ceará em Fortaleza; depois, o Ju derrotou o Criciúma, em Caxias do Sul.
Murilo Ceará marcou o gol da vitória do time gaúcho. O lateral-esquerdo do Juventude acertou um belíssimo chute de fora da área, aos 3min do 2º tempo, emplacando um golaço.
O gol de Murilo quebrou a monotonia de uma partida que beirou a sonolência em todo o primeiro tempo. Talvez o clima do estádio - reformando o gramado da sua casa, em Bragança Paulista, o Braga foi assistido por raras testemunhas nesta noite - tenha influenciado.
O jogo se restringiu a trocas de passes laterais entre as intermediárias. Os dois times abusaram das faltas, trombadas e chutões. A única boa jogada do 1º tempo aconteceu aos 13min, quando Helder acertou a trave e Mendes perdeu o gol no rebote, sem goleiro.
Mas o jogo iniciou diferente no 2º tempo. Com o gol do Juventude marcado logo no começo da etapa, o Bragantino precisou atacar. O técnico Marcelo Veiga colocou mais um atacante e o anfitrião improvisado passou a pressionar.
Renan, aos 21min do 2º tempo, reprisou uma cena que ele conhece bem. Se na final do Gauchão ele recebeu uma cotovelada de Magrão, do Inter, em um lance aéreo, contra o Bragantino o volante alviverde acertou Cleber Gaúcho com o braço, no ar, e foi expulso.
Com um a menos, Zetti retirou o meia Paulo César e colocou o zagueiro Diego Padilha. O técnico alviverde recuou demais a própria equipe, apostando na manutenção do resultado com um bloqueio à frente da área.
Daí em diante, só deu Bragantino, que pressionou de toda a forma. Sérgio Manoel, o veterano ex-Grêmio, cobrou uma falta no travessão. Foi a única chance de grande perigo do Braga na partida.
A estratégia de Zetti deu certo. O Juventude conseguiu suportar a pressão, com uma boa atuação da dupla Dirley-Márcio Alemão, e volta de São Paulo com 6 pontos em três partidas na Série B.