| 22/05/2008 13h53min
Apesar de não vencerem nenhuma regata nesta quinta, a gaúcha Fernanda Oliveira e a carioca Isabel Swan mantiveram a regularidade e asseguraram a vice-liderança da classe 470 da Delta Lloyd Regatta, competição realizada na Holanda. Com três provas disputadas, as velejadoras brasileiras garantidas nos Jogos Olímpicos de Pequim aparecem com apenas cinco pontos a mais das italianas Giulina Conti e Giovanna Micol, primeiras colocadas.
Fernanda e Isabel terminaram a primeira regata do dia na quinta colocação. Em seguida, as representantes nacionais conseguiram o 11º lugar e fecharam o dia com o oitavo posto na terceira e última bateria. As provas foram vencidas, respectivamente, por Elise Rechichi/Tessa Parkinson (Áustria), Ai Kondo e Naoko Kamata (Japão) e Christina Bassadone e Saskia Clark (Grã-Bretanha).
– Temos de seguir no mesmo ritmo – avisou Fernanda. – O primeiro dia foi bastante importante, pois conseguimos abrir uma boa vantagem para as adversárias. Como são três regatas por dia, os resultados ainda vão mudar bastante até o final da competição – previu.
As brasileiras aparecem com 20 pontos perdidos, cinco a mais do que as líderes Conti e Micol e cinco a menos do que as austríacas Sylvia Vog e Carolina Flastcher, terceiras na tabela de classificação. No quarto lugar aparecem as alemãs Stefanie Rothweiler e Vivien Kussatz, com 31 pontos negativos, enquanto as suecas Therese Torgersson e Vendela Santén, com -34, completam as cinco melhores duplas.
A competição holandesa será disputada no mesmo padrão que os Jogos Olímpicos de Pequim-2008: com dez regatas realizadas e direito a um descarte. Após a etapa inicial, os dez melhores barcos se classificam para a Regata da Medalha, que possui peso duplo e não pode ser desconsiderada.
GAZETA PRESS