| 21/05/2008 11h30min
Durante a semana, Mario Ancic se mostrou bastante animado com a proximidade de Roland Garros e evolução de seu jogo em quadra de saibro. Entretanto, a caminhada do crota no Torneio de Pörtschach, na Áustria, acabou logo na primeira rodada, em que foi eliminado pelo norte-americano Robby Ginepri por 2 sets a 1. As parciais do confronto foram 4/6, 6/3 e 7/6 (8-6).
Atualmente na 46ª posição do Ranking de Entradas, Ancic tenta retomar o nível de jogo que já o colocou no top dez em 2006. Nesse intuito, vinha cumprindo temporada modesta no piso lento, somando quatro vitórias e três derrotas durante os Masters Series de Monte Carlo e Roma e o Torneio de Barcelona.
Outro tenista avesso ao saibro, Ginepri, número 97 do mundo, elimina assim o cabeça-de-chave número sete do evento austríaco e segue para a segunda rodada, em que enfrentará o belga Olivier Rochus, algoz do polonês Michal Przysiezny em sets diretos: 6/2 e 6/4.
Monaco avança
Em dia movimentado devido à chuva que adiou quase toda a rodada da terça-feira, mais quatro jogos de primeira rodada já foram encerrados na Áustria. Entre esses, destaque para o argentino Juan Monaco, segundo favorito ao título e que não teve trabalho, contando com um abandono do compatriota Carlos Berlocq.
Dono da 14ª colocação da ATP, Monaco vencia por 4/1 quando seu adversário abandonou. Desse modo, ele garantiu presença para enfrentar o tcheco Jiri Vanek, que havia estreado ainda na segunda-feira com vitória sobre o holandês Martin Verkerk. Outro cabeça-de-chave que avançou foi Robin Haase. Oitavo pré-classificado, o holandês bateu por 7/6 (9-7) e 6/4 o argentino Sergio Roitman. O número 58 do mundo tem no austríaco Jurgel Melzer o seu próximo desafio.
Se dois favoritos passaram pela estréia, panorama diferente foi protagonizado por Mardy Fish. Cabeça-de-chave número quatro em Pörtschach, o norte-americano mostrou que o saibro não é mesmo a sua superfície favorita ao ser atropelado pelo russo Igor Kunitsyn.
Tenista que encerrou a série de vitórias do brasileiro Thomaz Bellucci na semana passada, durante a disputada do Challenger de Bordeaux, Kunitsyn aplicou um duplo 6/1 em 54 minutos de jogo e garantiu vaga para medir forças com o eslovaco Blaz Kavcic, apenas o 357º da ATP, que eliminou Teimuraz Gabashvili no tie break do terceiro set: 4/6, 6/4 e 7/6 (7-3).
GAZETA PRESS