| 19/05/2008 10h09min
A ATP confirmou nesta segunda-feira Thomaz Bellucci como o brasileiro melhor colocado no tênis mundial. Na divulgação do novo ranking de entradas da entidade, o paulista assumiu a 75ª colocação, duas à frente de Marcos Daniel, e se tornou o número 1 do Brasil.
Cumprindo grande ascensão na carreira, Bellucci manteve nos último mês uma série de 18 partidas sem derrotas, que incluiu três títulos de nível Challenger – em Florianópolis, Rabat e Túnis – e exatas 70 posições ganhas na lista. Na semana passada, conheceu sua primeira derrota desde 9 de abril no evento de Bordeaux, mas a ida às quartas-de-final já o havia colocado como número um do país.
Desse modo, o jovem de 20 anos apareceu nesta segunda na melhor posição de sua carreira e desbancou Daniel, que liderava o ranking brasileiro desde novembro de 2007, quando uma lesão fez Flávio Saretta despencar na lista. O experiente gaúcho de 29 anos não atou na última semana e perdeu três postos na comparação com o antigo posicionamento. Neste domingo, ele desperdiçou a chance de retomar o posto de Bellucci, já que caiu na primeira rodada do Torneio de Casablanca.
Por outro lado, Daniel conta com uma vantagem nessa disputa caseira: ele já está classificado para a chave principal de Roland Garros, torneio que começa no próximo dia 25, enquanto o paulista terá de encarar o qualifying.
GAZETA PRESS