| 17/05/2008 19h22min
Depois de passar maus bocados nos últimos meses, o Barcelona despediu-se da temporada com uma boa vitória por 5 a 3 sobre o Murcia fora de casa. A partida marcou a despedida do técnico Frank Rijkaard do comando do Barça e ainda garantiu matematicamente os catalães na fase de pré-classificação da Copa dos Campeões da Europa 2008/2009.
Com este placar, o time azul-grená foi a 67 e praticamente se assegurou na terceira colocação do Espanhol. O Atlético de Madrid, quarto com 64, e o Sevilla, quinto com 61, entram em campo neste domingo e decidem o último classificado para a principal competição do futebol europeu. Já rebaixado, o Murcia se despede com apenas 30 pontos, na vice-lanterna da competição.
Curiosamente, foi o time de Nueva Condomina que abriu o placar, com cabeçada de Juan Ochoa aos 16 minutos. O Barcelona, porém, virou ainda no primeiro tempo, com gols de Samuel Eto’o aos 16 minutos, Thierry Henry aos 25 e Giovani dos Santos aos 32 minutos.
O jovem mexicano, aliás, teve uma atuação de gala neste sábado. Aos sete minutos do segundo tempo, o jovem mexicano ainda fez mais um, marcando pela terceira vez aos 21 minutos em um chute forte da entrada da área. O Murcia ainda descontou no final da partida, com Ivan Alonso batendo pênalti aos 36 e Abel Moreno fechando o placar aos 40, mas não evitou sua 22ª derrota em 38 jogos.
O time da casa já caiu ao lado do Levante, e aguarda a definição da rodada para saber quem será o terceiro rebaixado – Zaragoza, Recreativo Huelva, Osasuna ou Valladolid. Com Real Madrid e Villarreal já garantidos nas duas primeiras colocações, a briga fica restrita às vagas nas competições européias, nas quais Sevilla e Racing Santander estão quase certos na Copa da Uefa.