| 14/05/2008 17h10min
Melhor tenista da temporada 2008 e com chances reais de terminar a semana como o vice-líder do Ranking de Entradas da ATP, o sérvio Novak Djokovic não sentiu a pressão nesta quarta-feira e venceu sua primeira partida no Masters Series de Hamburgo. O cabeça-de-chave número três passou pelo argentino Juan Ignacio Chela com tranqüilidade por 2 sets a 0 e se credenciou para encarar na etapa seguinte o croata Ivo Karlovic, algoz do espanhol Tommy Robredo. As parciais do confronto foram 6/3 e 6/1 em 1h05 de jogo.
Foi o segundo confronto entre Djokovic e Chela no circuito profissional, e a segunda vitória do sérvio. Antes, o europeu havia superado o norte-americano nas quartas-de-final do Torneio de Viena do ano passado por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 5/7 e 7/6 (7-2).
A 310 pontos de Rafael Nadal no Ranking de Entradas da ATP, Djokovic pode assumir a condição de número dois do mundo caso chegue às quartas-de-final e o espanhol tropece antes. Caso isso não aconteça, os dois tenistas aparecem em rota de colisão nas semifinais, em partida que definirá a vice-liderança da lista.
Antes, no entanto, o atual terceiro colocado do ranking tem confronto marcado pelas oitavas-de-final com um duro adversário: o croata Ivo Karlovic, 24º da lista e tenista mais alto do circuito (2,08m), que nesta quarta eliminou o espanhol Tommy Robredo, 13º cabeça, por 2 sets a 1 com as parciais de 3/6, 6/2 e 7/6 (7-3). O embate entre Djokovic e Karlovic é inédito.
Moya pega Safin
Dois ex-líderes do Ranking de Entradas da ATP estarão frente a frente em Hamburgo na briga pelas quartas-de-final do Masters. Depois de o qualifier russo Marat Safin eliminar o tcheco Tomas Berdych, o espanhol Carlos Moya, 11º favorito, eliminou o belga Olivier Rochus e confirmou o embate com o moscovita.
O embate também será um tira-teima entre os dois ex-melhores do mundo, que se encararam em seis duelos até então e cada um levou a melhor em três oportunidades. O último jogo entre eles aconteceu na segunda rodada do Masters Series de Indian Wells-2006, e Safin bateu Moya por 6/7 (4-7), 6/3 e 6/4.
GAZETA PRESS