| 14/05/2008 12h00min
A belga Justine Henin, líder do ranking mundial do tênis feminino, anunciou nesta quarta-feira, aos 25 anos, sua aposentadoria do esporte. A decisão tem efeito imediato, segundo afirmou a atleta durante a entrevista coletiva em que anunciou sua decisão.
— É uma escolha definitiva. Quem me conhece sabe disso — disse a belga, que havia desistido do Aberto da Itália nesta semana alegando cansaço e definiu o momento como "o fim de um sonho de criança".
O agente da atleta, Ken Meyerson afirmou que, no domingo, ela havia dito que estava cansada.
— Tenho mais dinheiro do que posso gastar em três vidas, não preciso mais jogar — alegou Henin a Meyerson, durante uma discussão sobre os rumos de sua carreira. Só em premiações, ela ganhou cerca de US$ 20 milhões (R$ 33 milhões).
A decisão da líder do ranking mundial é anunciada a menos de duas semanas do início do torneio de Roland Garros, palco principal da carreira da belga. Foi em solo
francês que ela conquistou quatro de seus sete
títulos de Grand Slam, sendo três de forma consecutiva, em 2005, 2006 e 2007 — antes, havia conquistado o torneio em 2003.
Depois de viver o melhor ano da carreira em 2007, com as conquistas em Roland Garros, no US Open e de outros oito torneios, Henin não havia se encontrado na atual temporada. No Aberto da Austrália, perdeu para Maria Sharapova nas quartas-de-final, e em abril foi massacrada por Serena Williams por 6/2 e 6/0, na pior derrota de uma líder do ranking nesta década.
Na última semana, naquela que agora entrará para a história como sua última partida, Henin foi derrotada pela russa Dinara Safina, no Aberto de Berlim, por 2 sets a 1, com 5/7, 6/3 e 6/1.
Justine Henin, líder do ranking mundial do tênis feminino, anunciou nesta quarta-feira, aos 25 anos, sua aposentadoria do esporte
Foto:
Klaus-Dietmar Gabbert, EFE