| 13/05/2008 10h17min
Potito Starace será o primeiro rival de Rafael Nadal no Masters Series de Hamburgo. Nesta terça-feira, o italiano não precisou suar muito para avançar à segunda rodada, contando com uma desistência do peruano Luís Horna quando vencia por 6/3 e 4/2.
A vitória, além de credenciar Starace para desafiar a supremacia do espanhol no piso lento, ainda é ponto-chave para as pretensões de Nadal de se manter na segunda posição do Ranking de Entradas. Após não conseguir defender o título em Roma, na semana passada, Nadal se viu seriamente ameaçado por Novak Djokovic – o atual terceiro colocado da lista diminuiu sua desvantagem para 310 pontos.
Tais números podem ser tirados em Hamburgo caso Nadal não repita a final realizada no ano anterior – o vice-campeonato lhe valeu 350 pontos na ATP. A situação do sérvio, por outro lado, é mais confortável: ele defende 125 pontos já que em 2007 parou na fase das quartas-de-final.
Para acirrar ainda mais a disputa, a chave principal do evento alemão colocou os tenistas no mesmo lado da chave, sendo que um possível encontro nas semifinais seria vital para a definição do número 2 do mundo – para alcançar a honraria, Djokovic precisaria passar pelo rival e na seqüência faturar o título da competição.
Voltando ao confronto de Nadal na segunda rodada, o favorito leva ampla vantagem nos jogos já realizados diante de Starace. No total, são três vitórias para o espanhol, que inclusive superou o italiano há duas semanas, na campanha do título do Torneio de Barcelona.
Vitórias de Acasuso e Tipsarevic
Nas outras duas partidas de primeira rodada já finalizadas nesta terça-feira em Hamburgo, destaque para Jose Acasuso, que também não venceu dois sets para chegar à segunda rodada. O argentino jogou por apenas 35 minutos e batia o belga Kristof Vliegen por 5 a 2 quando seu adversário abandonou o encontro. Agora, o sul-americano terá pela frente o espanhol Albert Montañes.
Ainda nesta terça, Janko Tipsarevic eliminou o tenista local Andreas Beck. Número 33 do mundo, o sérvio teve dificuldades, mas aplicou uma bela virada com parciais de 3/6, 6/3 e 6/1, em 1h47 de partida.
Após bater o alemão que ocupa a 137ª posição do ranking e precisou de um convite para entrar na chave principal do torneio, Tipsarevic se credencia para ser o primeiro adversário do cabeça-de-chave número set, James Blake. O norte-americano vem embalado pela boa campanha no saibro de Roma, em que chegou às quartas-de-final, e enfrentará o balcânico pela primeira vez na carreira.
GAZETA PRESS