| 12/05/2008 12h03min
A comissão executiva da Federação Internacional de Vôlei aprovou nesta segunda-feira, em reunião realizada em Lausanne, na Suíça, a medida que limita a presença de estrangeiros em quadra. A notícia foi antecipada pelo presidente da organização, Rubén Acosta, na última sexta-feira. De acordo com a nova regra, cada equipe pode ter um número ilimitado de atletas de outros países em seus elencos, mas, em jogo, somente dois ao mesmo tempo. As informações são do GloboEsporte.com.
Porém, segundo a entidade, as federações nacionais podem autorizar a entrada de mais um atleta estrangeiro durante as partidas. A decisão desafia a União Européia, que pode considerar a medida ilegal por conta das das leis trabalhistas de livre circulação de trabalhadores vigentes. No entanto, a FIBV anunciou, através de um comunicado, que foi tomada "uma decisão histórica para a família do vôlei".
– Será dado o prazo de três anos para que os times tenham em quadra apenas dois jogadores provenientes de outras federações nacionais ao mesmo tempo, e cada federação nacional terá a possibilidade de autorizar a entrada de mais um – explica a entidade.
Para a temporada 2008/09, a organização pede que a medida começe a ser implementada, mas diz que as regras antigas continuam a valer. No entanto, até a temporada 2010/11, todas as equipes terão que adotar a novidade integralmente.