Atualizada às 16h09min
O número de mortos no terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu a China nesta segunda-feira subiu para 8.533 na província de Sichuan e alcançou mais de 200 em outras três províncias e na cidade de Chongqing. A informação foi confirmada pela agência oficial Xinhua. As autoridades estimam ainda 10 mil feridos.
![](http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/swf/Mapa_china_12052008/thumb.jpg)
O terremoto ocorreu às 14h28min (3h28min em Brasília) e é considerado um dos piores no país asiático em 30 anos. As províncias de Sichuan, Yunnan e Gansu, assim como a localidade de Chongqing, foram as mais afetadas.
A área que sofreu o abalo tem mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados e nela vivem cerca de 180 milhões de pessoas, mais de 10% da população chinesa.
A emissora CFTV mostrou imagens de centenas
de pessoas sendo atendidas por equipes médicas na rua e milhares de habitantes fora de suas casas, temerosos de desabamentos.
Foram registradas também mais de 300 réplicas do abalo, algumas com 6 graus na escala Richter. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, viajou ao local atingido. Ele pediu "calma, confiança, coragem e eficiência nos trabalhos de resgate" para enfrentar as devastadoras conseqüências do terremoto.
![](http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/swf/grafico_terremotos_27032008/infografico_terremotos_thumb.jpg)
Carregando...
Carregando...