| 09/05/2008 21h51min
O calvário da Série B começa neste sábado para o Corinthians, a grande estrela da competição. Exatos 160 dias após o rebaixamento, o time começa a caminhada na segunda divisão contra o CRB-AL às 16h, apostando no retrospecto do técnico Mano Menezes, em uma mudança completa no elenco e na força da torcida. O jogo ocorre no Pacaembu, que passou por uma obra de remodelação. O clicRBS acompanha os jogos da segunda divisão no Placar ao Vivo.
Desde a degola, no empate por 1 a 1 com o Grêmio, o Corinthians ganhou outra cara. Foi buscar no próprio Tricolor o treinador para salvá-lo, além de quase duas dezenas de jogadores e uma desconfiança imensa da torcida, sobretudo pelos resultados ruins logo no início do ano, com fracassos no Paulistão e a reação na Copa do Brasil.
Ao contrário do que vinha fazendo desde o início do ano, Mano Menezes deve mandar a campo uma formação bastante ofensiva, com três meias. O volante Perdigão pode perder a posição para o armador Eduardo Ramos, que estreou no segundo tempo da vitória sobre o Azulão.
– Ainda não decidi se jogaremos assim ou com dois volantes convencionais. Preciso ver como o Eduardo se comporta nessa função. Pode ser que utilize essa formação apenas no segundo tempo, como aconteceu no último jogo – explicou o treinador ao site Globoesporte.com.
Duelo tricolores nordestinos
A Série B começa para o Nordeste com o clássico entre Bahia e Fortaleza, em Feira de Santana. Será o primeiro dos sete confrontos a serem mandados pelo tricolor baiano sem torcida, como punição pelo desabamento de parte da arquibancada da Fonte Nova no ano passado.
Os dois times vivem situações distintas. O de Salvador retorna à segunda divisão após sofrer dois anos na Série C, e uma semana depois de perder o título estadual para o arqui-rival Vitória no número de gols marcados. Já o representante cearense chega de cabeça erguida após a boa campanha de 2007: terminou a competição na quinta colocação com 59 pontos, apenas quatro a menos do que o Vitória, o último a conseguir o acesso à Série A.
Vice paulista chega com moral
Após chegar à final do Campeonato Paulista e perder o título para o Palmeiras, desbancando os outros três grandes do estado, a Ponte Preta chega com moral na Série B. O primeiro compromisso da equipe é diante do São Caetano, também às 16h no Estádio Bruno Daniel, em Santo André.
O time do ABC não conta com o Estádio Anacleto Campanella, em fase final de reformas. Em compensação, o técnico Pintado terá o que considera o time ideal para o confronto. O meia Rosembrick e o atacante Vandinho chegaram nesta semana para reforçar o elenco e podem começar jogando. A tendência, no entanto, é que Hernani e Rafinha sejam mantidos entre os titulares.
Já a Ponte deve ter uma escalação diferente da que foi a campo na reta final do Paulistão. O goleiro Aranha está mantido, mas o lesionado César desfalca a zaga e deve ceder o lugar para João Paulo. André Gaúcho, que seria seu companheiro, sentiu dores e é dúvida. O meia Elias, quase negociado com o Corinthians, não tem chances de ser escalado.
Outros jogos
Mais três jogos movimentam a rodada de sábado da Série B. O Juventude visita o Ceará, também às 16h, mesmo horário de Criciúma x América-RN em Santa Catarina. Às 20h30min, o ABC-RN recebe o Vila Nova no Frasqueirão, na capital potiguar.
GAZETA PRESS
Jogadores do Corinthians lamentam o rebaixamento: Neste sábado, começa a Série B para o Alvinegro
Foto:
Jefferson Botega
/
Agência RBS