| 09/05/2008 13h34min
O Grêmio parte para a estréia no Brasileiro contra o São Paulo, na capital paulista, com duas perspectivas: Willian Magrão, com lesão na coxa, desfalca a equipe, e uma derrota ou uma atuação pouco convincente podem acarretar mudanças na comissão técnica. Nesta manhã, antes do último treino antes da viagem para a capital paulista, o presidente Paulo Odone esteve no vestiário. Fato destacado por Celso Roth.
— Quando eu cheguei aqui, o presidente também se pronunciou. É um momento importante, o presidente vem aqui dar a sua palavra. É importante que fale, ainda mais com a bagagem do presidente Odone, que é um vitorioso, e seu dom de convencimento — disse o técnico.
Roth confirmou ainda que o esquema utilizado no Morumbi, sábado, às
18h10min, será o 3-5-2, com Pereira atuando como líbero, ao lado de Leo e
Réver. O técnico enfatizou que sua melhor formação é o 4-4-2, mas a lesão de Willian Magrão fez com que ele optasse por três zagueiros.
— Mesmo que o Willian tivesse condição de jogo, ele estava fazendo uma função de terceiro zagueiro, só que com qualidade para sair jogando. Essa é a diferença de fazer três zagueiros com volante e três zagueiros com zagueiros: você marca, fica a definição clara que você vai marcar, mas tem dificuldade para sair jogando. Com um volante, ele dá qualificação maior na saída de bola — resumiu Roth.
A partir disso, perguntado se a opção natural não seria a entrada de Makelele ou Amaral, que têm características semelhantes a Willian Magrão, Celso Roth foi prudente:
— Makelele não é volante. É um segundo homem, terceiro homem de meio-campo. O Amaral também está chegando. Essa era a opção mais próxima da que nós tínhamos anteriormente. Mas é uma questão de escolha técnica também. Com o Pereira, o Réver e o Leo, eu tenho uma
bola aérea muito bem definida. E o
Pereira tem muito mais seqüência que o proprio Amaral, mesmo que esteja voltando do departamento médico.
O time do Grêmio que estréia no Brasileiro está praticamente definido: Victor; Leo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Rafael Carioca, Roger e Hélder; Perea e Soares.