| 08/05/2008 10h31min
O histórico triunfo por 3 a 0 do América sobre o Flamengo em pleno Maracanã ganhou muito destaque na imprensa mexicana nesta quinta-feira. Depois de perder em casa por 4 a 2, o time surpreendeu o Rubro-Negro no Rio e se classificou às quartas-de-final da Copa Libertadores na noite desta quarta, na despedida de Joel Santana do Fla.
Maracanazo II, estampa o diário El Informador, referindo-se à vitória do Uruguai sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950.
– Os mexicanos chegaram em desvantagem e, mesmo em uma temporada de pesadelo, conseguiram outro “maracanazo” para colocar-se no grupo dos oito melhores do continente – completa o jornal, que diz que o América “escreveu uma das páginas mais heróicas de sua história”.
O Diário de Yucatán segue a mesma linha e classifica como épico o feito do América ante o Flamengo. O jornal ainda exalta a atuação do paraguaio Salvador Cabanas, autor de dois dos três gols do time visitante nesta quarta-feira. O jornal Ovaciones, por sua vez, também relembrou a final da Copa de 50 ao relatar a classificação dos mexicanos.
– A derrota que o América proporcionou ao Flamengo faz muitos recordarem aquela final de 50, quando o Brasil perdeu frente ao Uruguai, ainda que nesta ocasião foi um clube e não toda uma nação – diz o jornal.
– O time mexicano emudeceu os cerca de 60 mil torcedores que estiveram no Maracanã e toda a imprensa mundial, inclusive a mexicana, porque nunca se pensou que fosse capaz de eliminar os brasileiros depois do 4 a 2 da primeira partida – emenda.
A euforia da imprensa mexicana nesta quinta-feira também aparece no jornal El Universal.
– Milagre no Maracanã. América elimina o Flamengo – estampa o diário logo em sua capa.
Já no relato da partida, a publicação aponta que a classificação foi uma recompensa à torcida “golpeada pelos maus resultados no torneio local”. O América faz a sua pior história no Campeonato Mexicano e está na lanterna da competição.
GAZETA PRESS