| 07/05/2008 09h18min
Depois de ter muitas dificuldades para eliminar o Atlanta Hawks, o Boston Celtics deu o primeiro passo rumo à final da Conferência Leste da NBA. Jogando dentro de casa, a equipe realizou partida equilibrada contra o Cleveland Cavaliers, mas se destacou nos momentos decisivos, anotando o placar de 76 a 72.
O duelo foi marcado por oscilações de ambos os lados. Assim, os mandantes abriram 25 a 15 já no primeiro quarto, porém permitiram a reação dos rivais em seguida (22 a 16). O Cavs novamente teve bom rendimento no terceiro quarto, em que terminaram com apenas um ponto de desvantagem (53 a 52).
O marcador apontava um empate de 72 a 72 nos quarenta segundos finais do encontro. Foi então que apareceu o fator de decisão do Celtics na partida, Kevin Garnett. O ala converteu um arremesso de quadra para fazer sua equipe abrir vantagem, que foi consumada em seguida com dois lances livres convertidos por James Posey.
Eleito o terceiro melhor jogador da temporada 2007/08, Garnett anotou 28 pontos no total e ainda se aproximou de um double-double (dois dígitos em dois fundamentos) com oito rebotes. Com Ray Allen (quatro rebotes e nenhum ponto registrados) e Paul Pierce (cinco rebotes e quatro pontos) em más jornadas, coube a Raja Rondo cumprir um bom papel – 15 pontos para o armador.
Pelo lado do Cavs, LeBron James foi bem marcado e não brilhou como das outras vezes, inclusive desperdiçando três arremessos no minuto final.
– Perdi muitos lances que sei que posso converter – admitiu o ala, que, mesmo longe da melhor forma, ainda contribuiu com 12 pontos, nove assistências e nove rebotes. Já o pivô Zydrunas Ilgauskas esteve em noite inspirada, anotando 22 pontos e 12 rebotes.
Tendo jogado apenas por 11 minutos, o brasileiro Anderson Varejão foi discreto, com apenas um ponto e um rebote anotados. Diante de um adversário que quase protagonizou a maior zebra da primeira rodada ao levar a série com o Hawks para o sétimo jogo, o Cavs espera se recuperar na segunda partida válida pelas semis do Leste. Ela está marcada para a próxima quinta-feira, também em Boston.
GAZETA PRESS