| 05/05/2008 15h43min
Principal força do tênis feminino, a Rússia viu suas representantes começarem bem a disputa do Torneio de Berlim nesta segunda. Figurantes no top 20 do ranking de entradas da WTA, Dinara Safina e Nadia Petrova venceram as adversárias iniciais e avançaram à segunda rodada do evento.
Safina foi quem teve mais facilidade no embate de abertura na capital alemã. Mesmo diante da anfitriã Julia Georges, a 13ª cabeça-de-chave de Berlim superou a rival por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Agora, a irmã do ex-número um da ATP Marat Safin enfrenta a surpreendente estoniana Kaia Kanepi, que, mesmo oriunda do qualifying, massacrou a italiana Karin Knapp por 2 sets a 0, com 6/0 e 6/1.
Já Petrova, que não entrava em quadra há mais de um mês após sofrer lesão no Torneio de Miami no final de março, teve mais trabalho para eliminar a eslovena Katarina Srebotnik. O triunfo foi conquistado com um placar de 2 sets a 1, de virada, com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 7/6 (7-2). Cabeça-de-chave número 16, Petrova terá pela frente uma russa na próxima rodada. Isso porque ela encara a vencedora do embate entre Maria Kirilenko e Elena Vesnina, programado ainda para esta segunda.
Classificada automaticamente para a segunda rodada, a também russa Elena Dementieva, sétima favorita, conheceu a primeira adversária no Torneio de Berlim: a ucraniana Kateryna Bondarenko, que passou pela austríaca Tamira Paszek por 2 a 0, com 6/4 e 6/3. Irmã de Kateryna e cabeça-de-chave 15, Alona também foi motivo de orgulho da família Bondarenko ao despachar a eslovaca Dominika Cibulkova por 2 a 1, com 6/4, 1/6 e 7/6 (11-9).
GAZETA PRESS