| 04/05/2008 16h22min
O espanhol Rafael Nadal segue imbatível em quadras de saibro. Neste domingo, ele perdeu seu primeiro set em duas semanas, mas conseguiu derrotar o também espanhol David Ferrer por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 6/1, e conquistar o título do Torneio de Barcelona, após 2h14min de jogo.
Foi o quarto título seguido de Nadal em Barcelona e a 103ª vitória nos últimos 104 jogos disputados no saibro. De quebra, o espanhol ainda faturou 300 pontos no Ranking de Entradas da ATP, que o deixará mais próximo do suíço Roger Federer – a diferença para o líder deve cair para 800 pontos.
O número dois do mundo começou arrasador neste domingo, vencendo a primeira parcial por 6/1. Mas o quinto colocado no ranking reagiu na segundo set e aproveitou dois de sete break points para fechar em 6/4. Mas Nadal não se abateu, e repetiu o placar do primeiro set para fechar o jogo e conquistar o título.
Ao chegar à final em Barcelona, Nadal já havia garantido a primeira posição da Corrida dos Campeões, ranking que conta apenas os resultados desta temporada. Agora ele deve abrir pequena frente para o sérvio Novak Djokovic, que era dono do primeiro posto desde o Aberto da Austrália.
Já a partir da próxima segunda, o espanhol parte rumo ao terceiro tetracampeonato consecutivo – Monte Carlo, Barcelona e Roma. O retrospecto no Masters Series italiano é favorável aos tenistas espanhóis: Félix Mantilla foi campeão em 2003, Carlos Moya em 2004, além dos três títulos seguidos do atual “Rei do Saibro”.
GAZETA PRESS