| 02/05/2008 11h45min
O chefe da equipe que levará a tocha olímpica dos Jogos de Pequim ao cume do monte Everest, Sun Bin, confirmou nesta sexta-feira que a chama trilhará o caminho tradicional para subir o pico mais alto do mundo.
– Existem cerca de 20 caminhos para o topo do monte, mas o caminho tradicional na inclinação norte é um dos mais seguros – explicou Sun, ele próprio também um alpinista e treinador da equipe de alpinismo da China.
A rota tradicional e clássica, usada pela maioria dos alpinistas quando escalam pela ladeira norte do Everest, começa no Acampamento Base, 5,2 mil metros acima do nível do mar, e vai para o Acampamento Base Avançado, a 6,5 mil.
Entre o Acampamento Base e o Acampamento Avançado, os alpinistas têm de percorrer 28 quilômetros. De lá para o topo, outros 20 quilômetros.
– Se tudo correr bem, alpinistas podem escalar o topo em quatros dias – disse Sun, que ajudou a testar a lanterna e a tocha olímpica especialmente desenhada para conquistar o monte mais alto no mundo um ano atrás.
Sun coordena uma equipe de 50 membros, integradas por portadores de tocha olímpica, treinador, funcionários e outros empregados. Eles aguardam as condições climáticas ideais para iniciar a escalada.
– Nossa equipe é tão forte que pode voltar ao Acampamento Avançado entre oito e 10 horas após ter subido ao topo no mesmo dia. Temos alpinistas das etnias Han e tibetana, temos homens e mulheres. Quem escalará o monte acompanhando a chama dependerá das condições de saúde no dia de subida – comentou.
AGÊNCIA XINHUA