| 01/05/2008 14h51min
Na abertura da 17ª semana do 19º Campeonato Nacional de Basquete Masculino, o Universo venceu o Minas Tênis por 93 a 81 (45 a 43 no primeiro tempo), nesta quinta, no Ginásio da ASCEB, em Brasília. O cestinha da partida foi Evandro Soró, do Minas, com 22 pontos. Os principais pontuadores do Universo foram Ratto e Valtinho, ambos com 20 pontos.
– Sabíamos que seria uma partida muito difícil e equilibrada. O placar foi apertado nos três primeiros quartos. Mas, no último período, prevaleceu a qualidade técnica e a experiência da nossa equipe. Nos momentos mais decisivos do jogo, conseguimos ter mais tranqüilidade para vencer. O time todo está de parabéns – disse o armador Ratto, do Universo.
Os jogos que faltam para terminar a primeira fase vão definir as posições de segundo a sexto lugares para Minas (MG), Universo (DF), Joinville (SC), Ulbra/Rio Claro (SP) e Uberlândia (MG).
O Flamengo (RJ) é o líder com 94.7% de aproveitamento em 19 jogos (18 vitórias e uma derrota). Em segundo lugar está Minas (MG) com 72.7% em 22 partidas (16 vitórias e seis derrotas). O Universo (DF) aparece na terceira posição com 71.4% em 21 jogos (15 vitórias e seis derrotas), seguido do Joinville (SC) com 63.6% em 22 partidas (14 vitórias e oito derrotas).
De acordo com o regulamento do Nacional, na primeira fase, as 12 equipes jogam entre si, em turno e returno. As oito primeiras colocadas, na soma de pontos dos dois turnos, se classificam para as quartas-de-final nos seguintes cruzamentos: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os vencedores disputam a semifinal e final. Os play-offs das quartas-de-final, semifinal e final serão disputados em melhor de cinco partidas.