| 15/04/2008 16h23min
O prefeito de Londres, Ken Livingstone, admitiu nesta terça ter cometido um erro durante a passagem da tocha pela capital inglesa no início deste mês. A prefeitura londrina permitiu que agentes da polícia secreta chinesa fizessem parte da equipe de proteção da tocha.
– Foi um erro e não deveria ter acontecido – lamentou Livingstone, em entrevista à rádio BBC de Londres.
Livingstone é candidato à reeleição pelo partido trabalhista. Ele disse que não tinha conhecimento da situação antes da cerimônia.
– Se eu soubesse, eu teria dito que era inaceitável – garantiu.
Choques com manifestantes
O chefe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Sebastian Coe, não gostou da postura dos agentes, que o empurraram tentando tirá-lo do trajeto da tocha. A polícia metropolitana também criticou a atitude dos guardas chineses após choques com manifestantes anti-China, nos quais 37 pessoas foram presas. Após os conflitos, os organizadores tiveram de levar a tocha para dentro de um ônibus.
Próximo ponto de passagem da tocha, a Índia admitiu estar preocupada com o risco de manifestações contrárias ao revezamento em Nova Delhi. Isso porque o país que abriga grande número de exilados tibetanos.
GAZETA PRESS