| 15/04/2008 15h54min
Em sua primeira partida do ano em piso lento, o suíço Roger Federer mostrou que ainda tem dificuldades para atuar no saibro, mesmo diante de um tenista de pouca relevância no circuito. Apesar dos problemas, o número 1 do mundo conseguiu se reencontrar a tempo de bater o belga Olivier Rochus por 2 sets a 1 nesta terça-feira e chegar à segunda rodada do Torneio de Estoril, em Portugal.
Cabeça-de-chave número um da competição portuguesa, Federer precisou de exatas duas horas para eliminar o adversário, que aparece na colocação 77 do Ranking da ATP. Após vacilar no início da partida, o suíço teve que virar o jogo para conseguir o triunfo com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2.
Federer, que ainda sonha em faturar o único Grand Slam que lhe falta no currículo (Roland Garros, justamente em saibro), pelo menos conseguiu manter a soberania diante do belga. O melhor do mundo superou Rochus nas seis partidas realizadas.
Coincidentemente, todas as cinco vitórias de Federer sobre Rochus antes do encontro desta terça-feira aconteceram em uma competição cujo troféu terminou nas mãos do suíço: em 2005, nos Masters Series de Miami e Cincinnati e no Aberto dos Estados Unidos; e em 2006, no Masters de Indian Wells e no Torneio de Halle.
Com um ânimo extra, o líder do Ranking de Entradas pegará nas oitavas-de-final o romeno Victor Hanescu, 68 do mundo, que também nesta terça bateu o francês Olivier Patience por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (2).
Será o terceiro embate entre Federer e Hanescu no circuito profissional, mas o primeiro em três anos. As duas partidas já realizadas, na primeira rodada da Copa Davis de 2004 e nas quartas-de-final de Roland Garros-2005, foram vencidas pelo suíço por 3 sets a 0.
GAZETA PRESS