| 15/04/2008 14h59min
Em um momento ruim na carreira, o russo Marat Safin conseguiu nesta terça-feira um motivo de ânimo para retornar ao primeiro pelotão do circuito masculino. Convidado para a disputa do Torneio de Valência, na Espanha, o ex-número 1 do mundo eliminou o espanhol Juan Carlos Ferrero em pleno saibro, especialidade do cabeça-de-chave número quatro, e chegou às oitavas-de-final da competição.
Safin, hoje na colocação 86 do Ranking de Entradas da ATP, precisou de 2h10min de partida para conseguir superar o ex-líder do circuito masculino e campeão de Roland Garros em 2003. O triunfo surpreendente e suado sobre o atual 19º do mundo, no entanto, veio por um placar de 2 sets a 1 e parciais de 6/3, 5/7 e 6/4.
Tenistas que no início da década lutaram pela ponta do ranking, Safin e Ferrero disputaram nesta terça o 12º duelo desde que iniciaram a carreira. Com a vitória, o russo empatou o histórico com seis triunfos para cada lado e comemorou um resultado positivo sobre o espanhol pela primeira vez em quase três anos – o último havia sido conquistado justamente sobre o saibro, mas em Roland Garros-2005.
Enquanto Ferrero se tornou a primeira grande decepção para a torcida valenciana, Safin chegou às oitavas-de-final da competição. Agora, ele medirá forças com o vencedor da partida entre o holandês Robin Haase e o russo Yuri Schukin.
Em outra partida já finalizada no saibro de Valência, o oitavo favorito Potito Starace levou a melhor no duelo de italianos contra Simone Bolelli. A vitória foi confirmada por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.
Starace já sabe quem será seu rival na próxima etapa da competição. Ele pegará o francês Gael Monfils, que na segunda-feira havia superado o argentino Maximo González também por parciais seguidas, mas com 6/3 e 6/4.
GAZETA PRESS