| 13/04/2008 16h33min
Alinhado na pole position na abertura da temporada 2008 da Copa Stock Car, em Interlagos (SP), Ingo Hoffmann, o maior vencedor da categoria, anunciou neste domingo sua despedida das pistas, em um momento de muita emoção. Em seguida o piloto largou, se manteve na ponta, porém mal completou a volta e uma quebra mecânica o tirou da prova, vencida pelo piloto Marcos Gomes.
– Não sei o que me deu, veio uma intuição e resolvi falar. Só posso agradecer poder anunciar essa decisão largando na pole – disse Ingo depois.
O anúncio surpreendeu a todos da equipe. Pouco antes de comunicar sua decisão ao vivo na TV, Ingo chamou o chefe de equipe (Maurício Matos) no rádio e disse:
– Queria agradecer de coração a toda equipe, pois estou aqui por causa de vocês e dizer que vou anunciar que essa é minha última temporada – disse Ingo, 37 anos de automobilismo, 30 anos de Stock Car e 55 anos de idade.
Para a equipe, foi uma mistura de surpresa e tristeza, mas o momento era de concentração. Quando a largada foi dada, Ingo se manteve na frente, mas acabou tendo de sair antes mesmo de completar a primeira volta.
– Quando entrei na reta oposta, engatei a quarta marcha e o carro começou a fazer um barulho e não tracionava. Na hora, saí da frente para não atrapalhar os carros que vinham atrás. Uma pena – contou Ingo, que ao retornar aos boxes foi muito aplaudido pelo público que lotava as arquibancadas.
Sobre o processo que o levou a tomar essa decisão, o Alemão comentou:
– Sempre pensei que na hora que parasse, gostaria de estar por cima, competitivo. Essa decisão vem sendo amadurecida há tempos, só tinha dúvida como e quando falar. Quando estava alinhado no grid, decidi, foi um momento emocionante. Para mim está sendo um privilégio ainda estar disputando de igual para igual com a molecada. Foi difícil tomar essa decisão, mas não pretendo abandonar 100% minha carreira de piloto. Essa vai ser a temporada do adeus, mas de uma maneira feliz, quero curtir essa despedida em cada autódromo que passar – destacou.