| 08/04/2008 15h41min
O Flamengo joga contra o Cienciano, do Peru, às 21h50min desta quarta-feira (horário de Brasília) nos quase 3,4 mil metros de altitude da cidade peruana de Cuzco, em partida válida pelo grupo 4 da Copa Libertadores da América 2008.
O time lida com uma situação completamente diferente da que vive no Campeonato Carioca. Na competição estadual, venceu a Taça Guanabara e já garantiu vaga nas semifinais da Taça Rio após o empate em 2 a 2 com o Vasco da Gama no domingo. Mas no torneio continental, os comandados do técnico Joel Santana precisam de uma vitória contra o Cienciano para garantir a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores. O Flamengo é o atual terceiro colocado no grupo 4, com sete pontos, após a vitória sobre o líder Nacional, do Uruguai, que tem nove. Já o Cienciano, que também tem sete pontos, ocupa a segunda posição por levar vantagem no saldo de gols.
Nas partidas do Campeonato Carioca, o time vem poupando seus titulares, pensando nos jogos da
Libertadores. Assim,
Joel se depara enfrenta uma situação inusitada. Sem desfalques, o treinador tem opções de sobra para formar o time que entrará em campo na quarta. As principais indefinições estão no meio-campo.
Entretanto, quem quer que seja escalado para a partida contra o Cienciano terá que enfrentar um adversário difícil de ser batido: os quase 3,4 mil metros de altitude de Cuzco. A realização de partidas em estádios situados em áreas muito elevadas continua sendo alvo de protesto dos clubes brasileiros que disputam a Libertadores.
O time peruano vem de um empate fora de casa contra o fraco Coronel Bolognesi, também do Peru, e agora conta com a ajuda de sua torcida (e da altitude) para bater o Flamengo, no que parece ser a disputa direta pela segunda vaga do grupo 4 nas oitavas-de-final, já que o Nacional dificilmente ficará fora da próxima fase. Os destaques do Cienciano são o meia japonês Masakatsu Sawa e o atacante Gustavo Vassallo.
FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio
Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Gavilán, Cristian, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza. Técnico: Joel Santana.
CIENCIANO
Flores; Guizazola, Marengo, Romaña e Solís; Bazala, Ortíz, García e Chiroque; Sawa e Vasallo. Técnico: Franco Navarro.
Local: Garcilaso de la Vega, em Cuzco (Peru)
Horário: 21h50min (de Brasília)
Arbitragem: Sergio Pezzotta (ARG), auxiliado por seus compatriotas Juan Pablo Pompei e Héctor Pacheco.
Após vitória sobre o Nacional, Flamengo está em terceiro no grupo, com sete pontos
Foto:
Antonio Lacerda, EFE