| 05/04/2008 00h26min
Com uma elegante festa na noite desta sexta-feira, o Inter festejou seus 99 anos de vida e deu início às celebrações do centenário do clube. Na cerimônia, no Centro de Eventos do Beira-Rio, o presidente Vitorio Piffero lançou a campanha O Centenário de Todo o Mundo, que pretende engajar torcedores ao redor do planeta nos próximos dois anos. A partir da próxima semana, o Inter colocará no ar um site em que colorados poderão se cadastrar e documentar qualquer espécie de comemoração em homenagem aos cem anos do clube, até o dia 4 de abril de 2010.
O plano de marketing é ambicioso. A meta de 100 mil sócios é apenas o carro-chefe de uma extensa campanha. Até abril de 2009, 12 filmes serão lançados, um por mês. O primeiro, que será lançado até o fim de abril de 2008, é sobre a
conquista da Copa Dubai, cujo trailer foi
exibido em todos os telões do salão. Os 10 filmes seguintes, colecionáveis, serão sobre jogos históricos do time, escolhidos por votação no site do clube. O último, que ficará pronto na época do centenário, contará toda a história do clube e será produzido para ser exibido nos cinemas, assim como Gigante — Como o Inter conquistou o mundo. Um livro, com texto de Luiz Fernando Verissimo e fotos de Leonid Streliaev, também será lançado para contar a história do Inter.
Um concurso escolherá o hino do centenário. O torcedor que sugerir o tema vitorioso ganhará uma viagem para acompanhar o time em um jogo de competição nacional ou continental. Piffero anunciou ainda que o Inter pretende construir um museu até o fim do ano. Avisou também que o contrato de material esportivo com a Reebok foi prorrogado por mais três anos, e a empresa será parceira na construção do museu.
Fernandão, Gabiru e Claudiomiro são sócios
Como os
jogadores estavam concentrados para a partida contra a
Ulbra, apenas Fernandão esteve presente na festa, além de membros da comissão técnica, como os preparadores de goleiros Ilo e Giuliano Roxo e o técnico Abel Braga. Vestindo agasalho vermelho do clube, o capitão destoava dos demais colorados, a maioria de terno e gravata. Ele foi chamado ao palco junto com Claudiomiro e Adriano Gabiru. Os três receberam suas carteirinhas de sócios e Fernandão convocou a torcida para se associar e cumprir a meta de 100 mil sócios.
Entre as diversas celebridades presentes na festa, estavam figuras reconhecidamente gremistas. Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, prestigiou o evento, e disse na chegada que estava honrado com o convite, pois o Inter "é um dos maiores clubes do mundo". Mais surpreendente foi a manifestação do atual vice-presidente do Grêmio, Túlio Macedo, que fez questão de subir ao palco e pronunciar rasgados elogios ao Inter, chegando a dizer que torceu para o maior rival contra o Barcelona, em 2006. O prefeito José Fogaça, também
gremista,
parabenizou o clube após sancionar a lei que cede o estacionamento ao lado do Gigantinho ao Inter.
Políticos colorados, como os deputados federais gaúchos Manuela d´Ávila (PCdoB), Vieira da Cunha (PDT), Ibsen Pinheiro (PMDB), o vice-governador Paulo Afonso Feijó e o ex-governador Olívio Dutra (PT) também estiveram presentes. Não poderiam faltar personalidades da história do clube, como Adriano Gabiru (a homenagem ao autor do gol do Mundial, após a exibição do lance, foi um dos pontos altos da festa), Claudiomiro, Arthur Dallegrave e Fernando Carvalho. O mestre-de-cerimônias foi o jornalista Lasier Martins.
O Centro de Eventos ganhou uma decoração menos pomposa em relação à festa do Mundial, em 17 de dezembro de 2007. Porém, não menos bonita. Flâmulas gigantes com o nome da campanha foram penduradas nas paredes e no teto do salão. As mesas tinham um arranjo de cristal, com apenas uma rosa vermelha mergulhada em uma solução aquosa do mesma cor. Cinco ampulhetas também
estavam dispostas em cada
uma das mesas — uma para cada casal —, como uma forma simbólica de começar a contagem regressiva para os cem anos.
Lasier Martins, Vitorio Piffero, Fernandão, Adriano Gabiru e Claudiomiro participam da festa dos 99 anos
Foto:
Amauri Knevitz Jr.