| 04/04/2008 14h46min
Depois de o presidente da França Nicolas Sarkozy ameaçar boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim e do prefeito de Paris Bertrand Delanoe prometer um protesto durante o revezamento da tocha pela ruas da cidade, desta vez os atletas franceses é que pretendem manifestar sua opinião sobre a política da China.
Nesta sexta, um grupo de atletas pretende solicitar autorização do Comitê Olímpico Internacional (COI) para usar um logotipo com a frase “Por um mundo melhor” durante o evento. O objetivo é expressar o posicionamento francês sobre a maneira como a China está lidando com a questão no Tibete.
– Com este emblema, situamos os valores olímpicos no coração dos Jogos – afirmou o saltador com vara Romain Mesnil, um dos artífices do movimento de mobilização dos atletas franceses. – Temos que devolver aos anéis seu sentido original – acrescentou.
Há duas semanas, a região de Lhasa foi palco de manifestações contrárias à permanência chinesa no Tibete. Vários grupos ligados aos direitos civis posicionaram-se contrários à ação do governo da China, que reprimiu os manifestantes com violência. Houve mortos e centenas de pessoas ficaram feridas.
GAZETA PRESS
Vice presidente do Comitê Olímpico da França, David Douillet apresenta o logo do manifesto
Foto:
Michael Sawyer, AP