| 03/04/2008 13h46min
Atuais campeões mundiais da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada não estão poupando esforços nos treinos para a edição 2008 da disputa. Já em Miami, local onde defenderão o título, os dois têm ficado na água seis horas por dia, em média. A competição está programada para começar no próximo dia 11, na Baía de Biscayne.
– Já estão aqui mais de 20 tripulações treinando e, como nós, procurando o melhor ajuste possível do barco e a melhor adaptação às condições locais – afirmou Robert Scheidt.
Os dois estão em Miami desde o último dia 27. O experiente velejador destacou que a disputa servirá de termômetro para Pequim.
– Todas as 11 duplas já classificadas para a Olimpíada estarão aqui, e as quatro vagas restantes serão definidas exatamente no Mundial – observou o bicampeão olímpico da classe Star, que ao lado de Bruno, será o representante nacional da prova em Pequim.
Como já é tradição no Mundial organizado pela Associação Internacional da classe Star, a competição terá apenas seis regatas a partir do dia 11, sendo que o dia 14 é de folga para as 112 duplas inscritas até o momento. Haverá um descarte a partir da quarta regata realizada.
– Esse é o formato tradicional da classe, totalmente diferente da Olimpíada. Vamos torcer para ventar forte, pois é nossa condição predileta para velejar e nos dá a opção de traves no percurso – afirmou o proeiro Bruno Prada.
O Mundial de Miami será o quarto de Scheidt e Prada. Na estréia, em 2005, em Buenos Aires, eles terminaram em sexto. No ano seguinte, ficaram com o vice-campeonato em San Francisco e, em 2007, venceram em Cascais.
– Sabemos que dessa vez a responsabilidade será ainda maior, até porque nas edições anteriores entramos como franco-atiradores. Agora seremos alvo, assim como várias outras duplas – acredita Scheidt.
Além de Scheidt/Prada, outras cinco duplas estão inscritas para representar o Brasil: Peter Ficker/Arthur Lopez, Lars Grael/Marcelo Jordão, Alan Adler/Ricardo Ermel, Gastão Brun/Fábio Kraiczyk e Alessandro Pascolato/Henry Booning.
GAZETA PRESS