| 03/04/2008 08h47min
Amanhã, na festa de 99 anos, o Inter anunciará a construção do seu novo museu. A idéia é erguer uma obra definitiva, inspirada no conceito dos grandes clubes da Europa, com memorial e loja integrados, além de espaços interativos para os torcedores — como salas de áudio e vídeo com gols, jogos e conquistas históricas do clube.
O conceito da instalação foi consolidado após o intercâmbio da direção nos últimos anos com São Paulo, Barcelona, Stuttgart, Inter, de Milão, e com equipes dos Emirados Árabes. O museu terá dois andares, mais de mil metros quadrados e será erguido sobre a atual loja InterSport, ao lado do portão 7. A obra terá custo superior a R$ 2 milhões e será bancada com a ajuda de empresas — a principal parceira será a Reebok, atual fornecedora de material esportivo do clube. Recentemente, a fornecedora fez o mesmo com o São Paulo.
A obra é um antigo sonho. Hoje, os principais troféus do Inter — como as taças do Brasileirão, da Copa do Brasil, da
Libertadores, do Mundial e da
Recopa — repousam em sala improvisada ao lado do portão 6. Os primeiros uniformes ocupam uma vitrina numa ala da biblioteca do clube, no segundo piso do Gigantinho.
A idéia é fazer do museu uma nova fonte de receita do clube, com a cobrança de ingresso para visitação e lucros com as vendas da loja ao final do passeio pela história do Inter.