| 02/04/2008 10h51min
O presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev deu início nesta quarta-feira ao revezamento global da tocha para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A cidade de Almaty foi a primeira escala de uma viagem que passará por 19 países, em cinco continentes, percorrendo mais de 137 mil quilômetros.
Nazarbayev pronunciou um breve discurso na cerimônia de partida antes de levar a tocha até primeira escala, no rinque de patinação Medeo, nas proximidades de Almaty. O presidente cazaque recebeu a tocha da mão de Zhang Xiyun, embaixador da China no país.
– Neste magnífico dia, felicito a todos por este acontecimento histórico, a passagem pela primeira vez da tocha olímpica por nossa pátria – afirmou o chefe de Estado.
O campeão olímpico de boxe de 2004, Bakhtiyar Artaev, foi a segunda pessoa a carregar a tocha. Ludmila Prokasheva, medalhista de bronze da Olimpíada do Inverno de 1998, e Zhaksylyk Ushekempirov, campeão olímpico de luta romana em 1980, também participaram do revezamento.
Além do rinque de Medeo, as pessoas também se reuniram em outros quatro locais para aplaudir a chegada da chama olímpica: a represa de Medeo, ao sudeste de Almaty; o Palácio República, a Praça República e a Praça Astana, no centro da cidade.
Almaty deu o início à mais longa jornada do revezamento da tocha olímpica da história nos Jogos, com um percurso de 137 mil quilômetros e 130 dias de duração. Nesta quinta-feira será a vez de Istambul, na Turquia, receber a chama olímpica. No fim de semana, a tocha parte para São Petersburgo, na Rússia, e Londres, na Inglaterra.
Confira o percurso da tocha
AGÊNCIA XINHUA
Nursultan Nazarbayev ergue a tocha olímpica no rinque de patinação de Medeo
Foto:
Vyacheslav Oseledko, AP