| 31/03/2008 11h06min
A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) vai analisar durante os próximos 12 dias os avanços e o que ainda falta para a organização dos Jogos de Pequim. Será a última avaliação antes da Olimpíada.
Liderados pelo presidente da comissão, o holandês Hein Verbruggen, os membros do COI e o grupo de analistas se reunirão entre amanhã e quinta-feira com os representantes do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog).
Além de visitar pela décima vez a Vila Olímpica e as sedes das competições - todas já prontas com exceção do Estádio Olímpico, que deve ter suas obras encerradas em abril -, os dois comitês discutirão temas da atualidade relacionados aos Jogos.
Entre os assuntos em pauta, estarão a decisão de alguns atletas de não participar dos Jogos e o pedido de organizações internacionais de boicote pela forma como o governo chinês está conduzindo os conflitos no Tibete.
Serão discutidas também as medidas a serem adotadas pela China com o objetivo de garantir níveis de poluição aceitáveis, uma vez que atletas já mostraram sua insatisfação sobre assunto.
O COI aproveitará esta última visita a Pequim antes dos Jogos Olímpicos para realizar uma reunião na capital chinesa entre 10 e 12 de abril. Antes, entre os dias 5 e 9, Pequim receberá também a Assembléia Geral da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (Anoc), quando os representantes dos comitês terão a oportunidade de obter toda a informação relativa à preparação dos jogos Olímpicos diretamente das mãos do Bocog.
AGÊNCIA EFE