| 21/03/2008 16h32min
Para o Guarany-Ba, a Segundona 2009 já começou. Rebaixado neste Gauchão, o clube de Bagé inicia desde agora a preparação para retornar o mais rápido possível à primeira divisão estadual. E a base do sucesso futuro do projeto está nas categorias de base.
O departamento responsável pelos jovens conta com um diretor exclusivo - Alfredo Castillos - e quatro categorias: sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. As duas últimas vão disputar o campeonato estadual.
A idéia dos dirigentes do alvi-rubro é encontrar mais jovens de talento, identificados com o clube, para formar o grupo que disputará a Segundona. Uma das críticas dirigidas ao Guarany-Ba, entre os fatores apontados como responsáveis pelo rebaixamento, é a falta de renovação do grupo que disputou este Gauchão.
Mas nem todo o trabalho se perdeu em 2008: três jovens revelados pelas categorias de base já mostraram bom desempenho apesar da má campanha, e são a referência de sucesso para a continuidade do projeto. O principal deles é Michel Lugo, um dos artilheiros do clube no ano. Além dele, o zagueiro Ilson e o goleiro Rafael Carvalho também foram criados no Estádio Estrela D´Alva.