| 19/03/2008 23h57min
O Corinthians venceu o Fortaleza por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta no Estádio Castelão, na capital cearense, no jogo de ida entre as duas equipes pela Copa do Brasil. Com o resultado, o Alvinegro conquista vantagem para o jogo de volta, marcado para o dia 3 de abril em São Paulo. O time de Mano Menezes, no entanto, perdeu a chance de eliminar o jogo de volta, pois não venceu por mais de dois gols de diferença.
Superior em campo, Alvinegro mostrou força contra um futuro adversário no Brasileirão Série B. Com o resultado, o clube se classifica para enfrentar Goiás ou Fast-AM até com uma derrota no jogo de volta, desde que seja por 1 a 0.
Liderado por jogadores experientes, como o meia Paulo Isidoro e o atacante Lúcio, o Fortaleza ameaçou imprimir uma pressão nos momentos iniciais da partida. Só que o Corinthians se mostrava bem armado na defesa e preparado para explorar os contra-ataques através do rápido atacante Dentinho.
Durante a primeira etapa, além do gramado irregular, as equipes encontraram um obstáculo extra em campo: a chuva. Assim, a ordem era manter a cautela para evitar erros e brechas ao adversário.
Após os 30 minutos, no entanto, os dois times passaram a atacar. O Fortaleza abriu o marcador em uma jogada pelo lado esquerdo. Márcio Azevedo passou por Carlão, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Lúcio finalizou livre na pequena área e parou em Felipe, mas, na sobra, Simão tocou para as redes.
Dois minutos depois, o Corinthians empatou. Marcel cobrou falta da esquerda e o zagueiro William, ex-Grêmio, deu um leve desvio de costas para vencer o goleiro Tiago Cardoso e garantir a igualdade aos visitantes na etapa inicial.
A aposta de Mano
No segundo tempo, Mano Menezes retornou ao esquema 3-5-2, promovendo a entrada de Fábio Ferreira na vaga de Everton Ribeiro. Com dez minutos, o treinador alvinegro fez nova alteração. Percebendo a dificuldade de Marcel na criação, o comandante do Timão colocou Acosta em campo.
As substituições surtiram efeito e o Corinthians voltou a incomodar. Primeiro, Dentinho perdeu chance incrível dentro da área e parou na ótima defesa de Tiago Cardoso. Na seqüência, veio a virada. Após cobrança de escanteio da esquerda, Fábio Ferreira tentou finalizar duas vezes, mas foi Acosta que mandou a bola para as redes de perna esquerda.
A partir daí, o Fortaleza caiu de rendimento e acabou marcado com certa facilidade pelos corintianos. No final, o Corinthians teve a chance do terceiro gol, que mataria antecipadamente o confronto, mas Carlos Alberto acertou a trave adversária.