| 17/03/2008 14h15min
Único jogador brasileiro a integrar a chave principal dos 18 anos masculino por meio de sua posição no ranking, o paulista André Stábile não deixou escapar a oportunidade de fazer uma boa campanha na Copa Gerdau deste ano. Na manhã desta segunda-feira, sob sol forte e temperatura alta na quadra central da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, o tenista venceu de virada o norte-americano James Seal por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 7/5 e 6/2, em 1h41min de partida.
Ex-campeão das categorias 14 e 16 anos da competição, Stábile elegeu a concentração como fator determinante para a vitória.
– Mesmo perdendo o primeiro set consegui ficar no jogo, mantendo a concentração. Entrei um pouco nervoso e isto me custou o set inicial. Mas esta vitória é muito positiva, é excelente começar assim – resumiu Stábile. Seu próximo adversário será o colombiano Juan Carlos Spir, que eliminou Gustavo Guerses, do Instituto Gaúcho de Tênis, por 6/1 e 7/5.
Campeão do pré-quali vence outra
Embalado pela vitória no pré-qualifying, o gaúcho David Cavalcanti aproveitou da melhor maneira possível sua estréia na principal categoria da Copa Gerdau. Em um jogo bastante disputado, com 2h15min de duração, Cavalcanti eliminou Cristopher Diaz, da Guatemala, em dois tie-breaks: 7/6(4) e 7/6(3). Seu próximo adversário será o vencedor do confronto entre o brasileiro Victor Mainardi, de Aracaju, e o francês Guillaume Rufin.
– Acho que o preparo físico ajudou bastante, pois estava muito calor dentro de quadra. Nunca me dei bem na Gerdau, mas este ano está sendo diferente. Ter passado pelo pré-qualifying me deu ritmo e na partida de estréia estive melhor nos pontos importantes. Estou bem consciente do meu potencial – analisou o gaúcho, que treina com o técnico Oscar Gutierrez.
A 25ª Copa Gerdau continua durante toda a semana nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, com a categoria 18 anos, e na Sogipa, com as categorias 12, 14 e 16 anos. O ingresso é gratuito.