| 14/03/2008 13h25min
Mesmo que a tabela aponte uma situação quase irreversível, o presidente do Guarany-Ba ainda acredita que o clube conseguirá permanecer na primeira divisão em 2009. Mas, para fugir do rebaixamento no Grupo 2, a equipe de Bagé precisa vencer as últimas três partidas (contra Inter-SM em casa, São Luiz fora, e Veranópolis em casa), e ao mesmo tempo torcer por três derrotas de Veranópolis ou Brasil-Pe.
Qualquer outro resultado do Guarany-Ba e dos rivais decretará o retorno dos bageenses à Segundona. E o rebaixamento pode acontecer já na próxima rodada: amanhã o Guarany-Ba recebe o Inter-SM. Obrigatoriamente tem de vencer, mas se o Brasil-Pe apenas empatar domingo com o Juventude em Pelotas, e se o VEC marcar só um ponto em casa contra o São Luiz, na terça-feira, será o fim da primeira divisão para o alvi-rubro da Campanha.
O presidente do clube, Mário Medina - apesar desta combinação mágica de resultados - tem esperanças:
- A cidade está completamente desmobilizada depois dessa campanha. Poderíamos ter começado a virada na quarta-feira, contra o São José-PA, mas fomos imensamente prejudicados pela arbitragem. A expectativa agora é de três vitórias, temos que reagir - afirma Medina.
Se não der dentro de campo, o presidente do Guarany-Ba promete entregar na FGF, até segunda-feira, a denúncia contra o meia Fábio Lima, do Brasil-Pe. O jogador atuou em quatro partidas - até o dia 1º de fevereiro, pelo Xavante. E, segundo Medina, de maneira irregular.
- Não consta inscrição dele na CBF nem em lugar nenhum. O jogador realmente jogou irregular - justifica.
O presidente da FGF, Francisco Noveletto, adianta-se para retirar as esperanças judiciais do Guarany-Ba. Noveletto explica que Fábio Lima atuou protegido por uma liberação provisória até 10 de fevereiro, e como sua última partida aconteceu em 1º de fevereiro, não há irregularidade.
- Não vai dar em nada, o Guarany-Ba só vai perder dinheiro com esse processo. O próprio Guarany-Ba tem dois jogadores em situação igual a do Fábio Lima. Houve um problema com o clube português onde o garoto jogou, mas depois do dia 10 de fevereiro ele não entrou mais em campo - explica Noveletto.
Na sexta-feira a FGF emitiu a liberação permanente de Fábio Lima, que pode atuar pelo Brasil-Pe contra o Juventude, no domingo.