| 13/03/2008 16h38min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou hoje o chefe do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, por sua vitória eleitoral, em uma conversa telefônica na qual nenhum dos dois abordou os problemas registrados pela rejeição da entrada de cidadãos de ambos os países.
Segundo fontes do governo espanhol, Zapatero, que está em Bruxelas para participar da Cúpula da União Européia, retornou a ligação que Lula fez no domingo apenas hoje à tarde. Foi uma conversa cordial e nenhum deles abordou a polêmica vivenciada nas fronteiras, uma questão analisada pelos respectivos Ministérios de Assuntos Exteriores, assinalaram as fontes.
Na quarta-feira, o titular de Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversaram por telefone para discutir a situação e buscar uma solução através do diálogo. Os dois governos concordaram em manter uma reunião no final de mês, depois da Semana Santa. Mais de 20 espanhóis foram
impedidos de entrar no
Brasil na última semana depois que as autoridades espanholas decidiram endurecer os controles imigratórios para aplicar "medidas de reciprocidade" com a Espanha.