| 12/03/2008 13h30min
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) apresentou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o novo técnico da seleção masculina, o espanhol José Manuel “Moncho” Monsalve.
O treinador de 63 anos, que goza de bastante prestígio em seu país, afirmou que treinar o Brasil é a grande oportunidade de sua carreira.
– Nunca treinei uma equipe tão importante como o Brasil. Pessoalmente, é fantástico – declarou o espanhol.
A principal missão de Moncho será quebrar um jejum que já dura 12 anos: classificar a seleção brasileira para os Jogos Olímpicos. A última vez que isso aconteceu foi em Atlanta 1996.
A primeira e talvez única chance do treinador será no Torneio Pré-Olímpico Mundial, que será realizado em Atenas, na Grécia, entre os dias 14 e 20 de julho, e definirá as últimas três vagas nos Jogos de Pequim 2008.
A partir desta sexta-feira, o novo treinador vai começar a observar os atletas que atuam no Brasil. No dia 13 de maio, ele convocará a equipe pré-olímpica. Serão apenas 30 dias de treinamento antes da competição na Grécia.
– Para tudo dar certo, é fundamental que os jogadores se apresentem bem fisicamente. Se isso acontecer, não haverá problemas – garantiu o treinador.
Com fama de disciplinador, o principal desafio do treinador espanhol será transformar um grupo de grandes jogadores, que atuam na NBA e nas principais ligas européias, em um grande time. Para isso, promete ser exigente:
– Serão três coisas fundamentais: trabalho, diálogo e disciplina. Não uma disciplina rigorosa, mas no sentido de se acreditar no grupo – encerrou o treinador.
Mais sobre a apresentação de Moncho