| 09/03/2008 21h07min
O governo da Venezuela anunciou neste domingo formalmente o restabelecimento das relações bilaterais com a Colômbia, depois que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe, resolveram a crise pela qual passavam na última sexta-feira na República Dominicana.
A Venezuela "decidiu restabelecer o normal funcionamento de suas relações diplomáticas" com a Colômbia, "incentivada pela vitória da paz e da soberania obtida no Grupo do Rio", que realizou neste dia sua 20ª cúpula presidencial na capital dominicana, informou a Chancelaria venezuelana em comunicado.
No evento "se demonstrou a importância da união latino-americana para a superação dos conflitos" e, neste caso, acrescentou o comunicado, o governo venezuelano "transferirá a Bogotá, de maneira imediata, o pessoal diplomático" que Chávez ordenou em 2 de março que deixasse a capital colombiana.
"Da mesma maneira, o governo venezuelano comunicou às autoridades
colombianas sua melhor disposição para
receber, em Caracas, no mais breve prazo, o pessoal diplomático que o governo da República irmã quiser transferir", consta no documento.
O presidente do Equador, Rafael Correa (C), acompanhado de seu ministro de Governo, Fernando Bustamante (à sua direita), iniciou nesta terça-feira uma série de visitas por cinco países, a fim de expor a posição adotada pelo Equador no conflito
Foto:
EFE