| 09/03/2008 16h43min
A McLaren não irá ocupar o último lugar na área dos boxes na temporada 2008 de Fórmula-1. Depois de muitas negociações entre a escuderia e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a entidade máxima do automobilismo decidiu que a equipe receberá o quinto boxe da fila.
A escuderia inglesa seria obrigada a usar o último posto no GP da Austrália porque perdeu todos os pontos que havia conquistado no Mundial de Construtores da temporada passada até o escândalo de espionagem industrial com a Ferrari. É a classificação das escuderias que determina o posicionamento nos boxes para a temporada seguinte.
Um dos motivos que podem ter levado a FIA a abrir a exceção é o transtorno que provocaria posicionar o motorhome da equipe no final da área dos boxes.
GP da Austrália está com os dias contados
Na opinião do chefão da Fórmula-1, Bernie Ecclestone, os dias do GP da Austrália de estão contados. Segundo ele, a etapa não deve
permanecer no calendário da categoria depois de
2010. O motivo é a resistência dos organizadores em transformar a corrida em uma prova noturna.
- A única maneira da corrida continuar em Melbourne ou em qualquer outro lugar da Austrália, é se for transferida para a noite para que o público da Europa possa acompanhá-la - afirmou o dirigente.
Os australianos recusam-se a fazer a mudança por causa dos altos custos que estarão envolvidos com a alteração de horário. O atual contrato da etapa termina em 2010.
- A alternativa é tirar a prova da Austrália. Conversei com Kevin Rudd (primeiro ministro) e ele me disse que seria muito dispendioso reinstalar a prova, então, acho que é isto. Não permaneceremos na Austrália muito mais tempo - define o dirigente da FIA.
GAZETA PRESS