| 09/03/2008 04h42min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou neste sábado, em Caracas, o retorno das tropas que foram desdobradas na fronteira com a Colômbia após o ataque do país vizinho contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano.
Em um ato por ocasião do Dia Internacional da Mulher, Chávez comentou o acordo da sexta-feira na Cúpula do Grupo do Rio em Santo Domingo que pôs fim à crise regional entre Colômbia, Equador, Venezuela e Nicarágua.
O presidente venezuelano informou que as tropas retornarão a partir da próxima terça-feira a seus aquartelamentos freqüentes. Chávez também reiterou seu pedido ao chefe das Farc Manuel Marulanda para que liberte a ex-candidata à Presidência colombiana Ingrid Betancourt, refém da guerrilha há seis anos. O governante insistiu em que pedia esta libertação no Dia Internacional da Mulher, e assinalou que o porta-voz das Farc Raúl Reyes, morto no ataque colombiano há uma semana, trabalhava pela troca
humanitária.
Também
participaram do ato realizado em Caracas a mãe de Ingrid Betancourt, Yolanda Pulecio, e a senadora colombiana Piedad Córdoba, ex-facilitadora na mediação para uma troca de reféns por guerrilheiros presos, que agradeceu o trabalho de Chávez na procura pelo acordo humanitário.